quarta-feira, 26 de julho de 2017

Política Ambiental




Brasília recebe palestra sobre Lixo Zero

Será realizada amanhã (27), entre 18:30 e 20:00h, no auditório do PPG-FAU( subsolo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), na UNB, a palestra “Os Desafios do Lixo Zero no Brasil e no Mundo, e como se tornar Lixo Zero”, proferida pelo engenheiro Rodrigo Sabatini, fundador e presidente do Instituto Lixo Brasil- ILZB e diretor do Zero Waste International  Alliance – ZWIA.




Lixo Zero é muito mais que uma simples expressão, trata-se de um conceito; uma meta a ser seguida, quando se fala em desenvolvimento sustentável. O blog P4 Notícias apoia integralmente esse projeto, que consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração.

Brasília está nesse rumo? Esta é uma das questões que certamente serão abordadas. Mas Sabatini falará ainda sobre o Fórum Municipal Lixo Zero a ser organizado em Brasília, além da Semana Lixo Zero (com eventos em todo Brasil), e que pela primeira vez terá sede em Brasília, evento este, programado para o próximo mês de outubro.

Seguramente inspirado no axioma de Lavoisier: “Na natureza tudo se transforma”, podemos também dizer, que Lixo Zero é um conceito de vida (urbano e rural), no qual o indivíduo e consequentemente todas as organizações das quais ele faz parte, passam a refletir e se tornam conscientes dos caminhos e finalidades de seus resíduos antes de descartá-los.



Para Sabatini, que viaja pelo Brasil e exterior pesquisando, proferindo palestras e difundindo o conceito Lixo Zero, o maior problema do ser humano é associado ao comportamento. Não se pode mais simplesmente jogar as coisas no lixo, é preciso se fazer o encaminhamento das mesmas de forma correta.

E ele acrescenta: “As pessoas devem ser agentes de mudanças. A mudança do mundo não pode ser feita sozinha por um indivíduo. Para mudar o mundo é preciso de novos profissionais e educadores que mudem o processo do sistema que está na sociedade”.

 “O futuro nos leva para o lixo zero, para a economia circular, para a reutilização total, por isso, precisamos de profissionais que pensem em mudar o processo de produção, mudar o conceito do produto e a aplicação dele, ou seja, remodelar o sistema”, diz o engenheiro civil.

Serviço



Instituto Lixo Zero Brasil

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil. Fundado em 2010, O ILZB representa no Brasil a ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no Mundo.

Rodrigo Sabatini


Rodrigo Sabatini é Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atualmente é presidente do Instituto Lixo Zero Brasil e diretor da  Zero Waste International Alliance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário