quinta-feira, 27 de julho de 2017

Projeto Sociocultural



Reciclando Sons: uma obra de superação

No próximo dia 2 de agosto, terça-feira, o projeto Reciclando Sons completa 16 anos de existência. O sonho da maestrina Rejane Pacheco, de tornar a música clássica mais acessível às classes menos favorecidas, encontrou seu tom ideal no coração de uma das localidades mais carentes de Brasília: Cidade Estrutural. Hoje, a iniciativa sociocultural continua sendo uma melodia executada com muito sacrifício, amor e trabalho, regida por uníssono coro: “Ajudem a manter o projeto”.


Foto: You Tube.com


Desde 2001, a comunidade da Estrutural, é testemunha de uma revolução cultural e educacional. Criado pela musicista Rejane Pacheco, o Instituto Reciclando Sons (IRS) – uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) – utiliza a música como instrumento de educação, ressocialização, geração de renda e inclusão social de crianças, adolescentes e famílias da área erguida sobre o maior depósito de lixo da América Latina: O Lixão da Estrutural.


O nome Reciclando Sons surgiu do trocadilho que remete à principal atividade econômica que deu origem à Cidade Estrutural, quando ela era apenas uma favela: a reciclagem de lixo.



Com a ajuda de empresas e voluntários, Rejane comprou instrumentos e adaptou uma metodologia inovadora para ensinar música. O trabalho que começou com 22 crianças já atendeu mais de dois mil alunos nos seus 16 anos de história, além de formar a orquestra e o coro jovem e infantil Reciclando Sons.


O IRS compõe hoje o Banco de Tecnologia Social (BTS) da Fundação BB, que é uma base de dados com ações inovadoras reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. Link para o BTS: http:// no Disbit.ly/19aZy3f.

Foto: You Tube. Com

O Grupo já se apresentou em vários eventos no Distrito Federal, e o trabalho já foi notícia na imprensa nacional, em veículos como Jornais O Globo, Correio Braziliense, Jornal do Brasil, Jornal de Brasília; TVs Globo, Globo News, Record, SBT, Justiça, Câmara dos Deputados, TV Brasil, CMN; Rádios EBC, Câmara; Sites G1, R7, Câmara dos Deputados; Revistas Fibra, Fiat do Brasil e acadêmicas diversas.




AJUDE O INSTITUTO RECICLANDO SONS



Nenhum comentário:

Postar um comentário