sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Transporte coletivo no DF


Diminui o uso do transporte público no DF.

Foto: G1 - Internet

O transporte coletivo do Distrito Federal está entre os serviços públicos mais criticados por parte da população. Isso tem sido recorrente em várias avaliações e pesquisas efetuadas junto à população ao longo dos anos. O fato novo está em uma suposta diminuição no número de usuários, que teria sido apontado por uma pesquisa encomendada pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), realizada recentemente.

Segundo a Assessoria de Comunicação da NTU, a pesquisa é realizada há mais de 20 anos, e sua metodologia adota nove capitais brasileiras – Brasília não está entre elas - como modelos para se pesquisar e avaliar os números do transporte de passageiros no Brasil.

Os números apontam para uma diminuição média de usuários do transporte coletivo urbano da ordem de 15%. No entanto, conforme o presidente da Associação das Empresas de Transporte Urbano do DF (Transit), Barbosa Neto, os números em Brasília ficam na casa dos 9 a 10%. E ele ressalta: “É preciso considerar que esse número cresceu além da média local, em função da proibição do uso do Passe Livre Estudantil durante o mês de férias escolares (julho).




As empresas atribuem a queda ao aumento de carros nos últimos 20 anos. As companhias também afirmam que a elevação do custo de operação, transporte pirata, preço das passagens, insegurança e longo tempo de espera também são fatores que influenciaram o resultado.

A Secretaria de Mobilidade do DF (Semob), também confirma a diminuição com uma pequena margem de diferença: “Se comparado o período de agosto de 2015 a julho de 2016 com o mesmo período entre 2016 e 2017, a redução da demanda nos últimos doze meses foi de 7,83%”. A Semob informou ainda, que “o controle (do número de usuários) é feito através do registro de passageiros que passam pela catraca e os números são encaminhados ao banco de dados do Governo”. Perguntada sobre a média diária de passageiros a secretaria informou que: “ São 600 mil passageiros, que realizam cerca de 1,2 milhão  viagens diariamente”.


Quanto aos motivos da diminuição, a semob informou, por meio de sua assessoria: “A crise econômica do país e o alto índice de desemprego são os principais responsáveis pela redução da demanda, uma vez que interferem na dinâmica da mobilidade urbana das cidades. Além disso, algumas medidas adotadas pelo Governo de Brasília também contribuíram para essa redução, como o combate à fraude e a moralização do sistema. Neste ano, por exemplo, o Governo de Brasília suspendeu nos meses de janeiro e julho a utilização do Passe Livre Estudantil dos alunos que estavam de férias”.

Ponto do ônibus em Planaltina - Foto: JBr


Com relação à pirataria, o governo explica que os órgãos de trânsito estão “diariamente e em vários pontos da cidade”. Segundo a nota, “com a parceria da Polícia Militar, foram aplicadas 3.068 multas no primeiro semestre deste ano para condutores de transporte irregular". Informou, por meio de nota.

É fator de entendimento comum a necessidade de o setor público avançar mais, junto com a sociedade, na implementação de políticas mais efetivas de incentivo ao transporte urbano. Barbosa Neto, da Transit afirma: “ É preciso reverter a política nacional que acaba priorizando  o uso do transporte individual, em detrimento do transporte coletivo”.

Transporte coletivo – o diagnóstico

O presidente da Transit falou sobre diagnósticos do problema: “ Há vinte anos atrás a velocidade média dos ônibus era quase o dobro da atual; você vinha de Águas Claras, por exemplo, até o Plano em 20 minutos, hoje você leva 50 minutos no trajeto. Aumentou o número de carros e não se tem uma priorização efetiva dos veículos coletivos; o trânsito intenso impede a pontualidade dos ônibus; o tempo de permanência dentro do coletivo, causa desconforto; não se tem uma integração efetiva no sistema de transporte coletivo; o problema da segurança pública que causa temor aos usuários; entre outros fatores que precisam ser resolvidos para que o ônibus volte a ser atrativo à comunidade”.


Rodoviária do Plano Piloto - Foto: Brasília Atual


Perguntado se o número de coletivos no DF é suficiente, Barbosa respondeu: “É suficiente. Se você tivesse vias exclusivas; se você tivesse estacionamento público pago; se tivesse sistema de integração do transporte, você poderia oferecer um serviço de maior qualidade com o mesmo número de veículos que se tem hoje. É preciso também não se esquecer que o modelo de tráfego coletivo de Brasília é pendular: linhas muito longas e não constantes (o passageiro utiliza de manhã e à noite), nesse intervalo fica ociosa e, portanto, deficitária. É preciso estimular o sistema tronco-alimentador (integração de metro, ônibus, BRT etc).



BRT - Foto: Ronaldo Silva


Para Barbosa, a questão central, no entanto, é a falta de uma política de priorização efetiva do transporte coletivo: “ É inadmissível se ter um ônibus articulado que transporta 140 passageiros, competindo com um veículo transportando um único passageiro. O carro polui mais; o preço da gasolina aumentou menos que o óleo diesel nos últimos dez anos”.


Transporte coletivo – o futuro

Barbosa apontou algumas tendências mundiais como  caminho natural para o problema: “ Em Londres é proibido andar de carro no Centro da cidade; em Oslo, na Noruega, estão pensando em acabar com o uso do carro na próxima década, você tem a bicicleta, o metrô, o trem e o ônibus integrado. Essa é a tendência do mundo: na estrutura da cidade, é preciso priorizar o coletivo”. E profetizou: “Em um futuro próximo andar de carro vai ser tão cafona, como é hoje o hábito de fumar”.  E apresentou um dado curioso: “Só para se ter uma ideia, na cidade de Nova Iorque mais de 20% dos jovens com idade e poder aquisitivo para comprar carro, sequer têm habilitação”.




2 comentários:

  1. Quantidade de ônibus suficiente ??? Que absurdo.
    Em São Sebastião linhas como 180.1/ 147. 2 ( rodoviária e asa sul). Ficam tão lotadas que antes de sair da cidade os passageiros não conseguem mais entrar no ônibus de tão lotado que está, é isso acontece em diversos horários

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  2. O ENTORNO DO DF ESPERA A EFETIVAÇÃO DAS LINHAS DE TREM COM VAGÕES PARA PASSAGEIROS SENDO TRANSPORTADOS DE LUZIANIA E DEMAIS PARA BRASILIA PARA DESAFOGAR O PESADO TRÂNSITO NA BR 040 VAMOS SE ENTENDER GOVERNADORES DO DF E GOIAS O POVO ESTA ESPERANDO !

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