Diminui o uso do transporte público no
DF.
Foto: G1 - Internet |
O
transporte coletivo do Distrito Federal está entre os serviços públicos mais criticados
por parte da população. Isso tem sido recorrente em várias avaliações e
pesquisas efetuadas junto à população ao longo dos anos. O fato novo está em
uma suposta diminuição no número de usuários, que teria sido apontado por uma
pesquisa encomendada pela Associação Nacional das Empresas de Transportes
Urbanos (NTU), realizada recentemente.
Segundo
a Assessoria de Comunicação da NTU, a pesquisa é realizada há mais de 20 anos,
e sua metodologia adota nove capitais brasileiras – Brasília não está entre
elas - como modelos para se pesquisar e avaliar os números do transporte de
passageiros no Brasil.
Os
números apontam para uma diminuição média de usuários do transporte coletivo
urbano da ordem de 15%. No entanto, conforme o presidente da Associação das
Empresas de Transporte Urbano do DF (Transit), Barbosa Neto, os números em
Brasília ficam na casa dos 9 a 10%. E ele ressalta: “É preciso considerar que
esse número cresceu além da média local, em função da proibição do uso do Passe
Livre Estudantil durante o mês de férias escolares (julho).
As
empresas atribuem a queda ao aumento de carros nos últimos 20 anos. As
companhias também afirmam que a elevação do custo de operação, transporte
pirata, preço das passagens, insegurança e longo tempo de espera também são
fatores que influenciaram o resultado.
A Secretaria
de Mobilidade do DF (Semob), também confirma a diminuição com uma pequena
margem de diferença: “Se comparado o período de agosto de 2015 a julho de 2016
com o mesmo período entre 2016 e 2017, a redução da demanda nos últimos doze
meses foi de 7,83%”. A Semob informou ainda, que “o controle (do número de
usuários) é feito através do registro de passageiros que passam pela catraca e
os números são encaminhados ao banco de dados do Governo”. Perguntada sobre a média
diária de passageiros a secretaria informou que: “ São 600 mil passageiros, que
realizam cerca de 1,2 milhão viagens
diariamente”.
Quanto aos motivos da diminuição, a semob informou, por meio de sua assessoria: “A crise econômica do país e o alto índice de desemprego são os principais responsáveis pela redução da demanda, uma vez que interferem na dinâmica da mobilidade urbana das cidades. Além disso, algumas medidas adotadas pelo Governo de Brasília também contribuíram para essa redução, como o combate à fraude e a moralização do sistema. Neste ano, por exemplo, o Governo de Brasília suspendeu nos meses de janeiro e julho a utilização do Passe Livre Estudantil dos alunos que estavam de férias”.
Ponto do ônibus em Planaltina - Foto: JBr |
Com
relação à pirataria, o governo explica que os órgãos de trânsito estão
“diariamente e em vários pontos da cidade”. Segundo a nota, “com a parceria da
Polícia Militar, foram aplicadas 3.068 multas no primeiro semestre deste ano
para condutores de transporte irregular". Informou, por meio de nota.
É
fator de entendimento comum a necessidade de o setor público avançar mais,
junto com a sociedade, na implementação de políticas mais efetivas de incentivo
ao transporte urbano. Barbosa Neto, da Transit afirma: “ É preciso reverter a
política nacional que acaba priorizando o uso do transporte individual, em detrimento
do transporte coletivo”.
Transporte coletivo – o diagnóstico
O
presidente da Transit falou sobre diagnósticos do problema: “ Há vinte anos
atrás a velocidade média dos ônibus era quase o dobro da atual; você vinha de Águas
Claras, por exemplo, até o Plano em 20 minutos, hoje você leva 50 minutos no
trajeto. Aumentou o número de carros e não se tem uma priorização efetiva dos
veículos coletivos; o trânsito intenso impede a pontualidade dos ônibus; o
tempo de permanência dentro do coletivo, causa desconforto; não se tem uma
integração efetiva no sistema de transporte coletivo; o problema da segurança
pública que causa temor aos usuários; entre outros fatores que precisam ser
resolvidos para que o ônibus volte a ser atrativo à comunidade”.
Rodoviária do Plano Piloto - Foto: Brasília Atual |
Perguntado
se o número de coletivos no DF é suficiente, Barbosa respondeu: “É suficiente.
Se você tivesse vias exclusivas; se você tivesse estacionamento público pago;
se tivesse sistema de integração do transporte, você poderia oferecer um
serviço de maior qualidade com o mesmo número de veículos que se tem hoje. É
preciso também não se esquecer que o modelo de tráfego coletivo de Brasília é
pendular: linhas muito longas e não constantes (o passageiro utiliza de manhã e
à noite), nesse intervalo fica ociosa e, portanto, deficitária. É preciso
estimular o sistema tronco-alimentador (integração de metro, ônibus, BRT etc).
BRT - Foto: Ronaldo Silva |
Para
Barbosa, a questão central, no entanto, é a falta de uma política de
priorização efetiva do transporte coletivo: “ É inadmissível se ter um ônibus
articulado que transporta 140 passageiros, competindo com um veículo transportando
um único passageiro. O carro polui mais; o preço da gasolina aumentou menos que
o óleo diesel nos últimos dez anos”.
Transporte coletivo – o futuro
Barbosa
apontou algumas tendências mundiais como caminho natural para o problema: “ Em Londres é
proibido andar de carro no Centro da cidade; em Oslo, na Noruega, estão
pensando em acabar com o uso do carro na próxima década, você tem a bicicleta,
o metrô, o trem e o ônibus integrado. Essa é a tendência do mundo: na estrutura
da cidade, é preciso priorizar o coletivo”. E profetizou: “Em um futuro próximo
andar de carro vai ser tão cafona, como é hoje o hábito de fumar”. E apresentou um dado curioso: “Só para se ter
uma ideia, na cidade de Nova Iorque mais de 20% dos jovens com idade e poder
aquisitivo para comprar carro, sequer têm habilitação”.
Quantidade de ônibus suficiente ??? Que absurdo.
ResponderExcluirEm São Sebastião linhas como 180.1/ 147. 2 ( rodoviária e asa sul). Ficam tão lotadas que antes de sair da cidade os passageiros não conseguem mais entrar no ônibus de tão lotado que está, é isso acontece em diversos horários
O ENTORNO DO DF ESPERA A EFETIVAÇÃO DAS LINHAS DE TREM COM VAGÕES PARA PASSAGEIROS SENDO TRANSPORTADOS DE LUZIANIA E DEMAIS PARA BRASILIA PARA DESAFOGAR O PESADO TRÂNSITO NA BR 040 VAMOS SE ENTENDER GOVERNADORES DO DF E GOIAS O POVO ESTA ESPERANDO !
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